sábado, 15 de setembro de 2012


As Crianças Tecnológicas e o Computador


Me senti na obrigação de falar sobre esse tema tão atual. Então tive a oportunidade de conversar com dois psicólogos de gerações diferentes: Geralda de Albuquerque de França, 64 anos, formada em 1974, pela Faculdade de Filosofia do Recife (UFPE), funcionária de Suape. Ela comprou seu primeiro computador de 5 a 6 anos atrás e até fez um curso de computação. E ela diz ainda que conseguiria viver sem ele.

José Gomes da Silva Filho, 38 anos, formado pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), mexeu pela primeira vez no computador em 1994, na antiga empresa que trabalhava e ele ainda lembra dos monitores amarelos. Comprou seu primeiro computador aos 30 anos e não tem internet em casa.
A primeira pergunta que fiz aos dois foi, se a criança a partir de 5 anos de idade já esta apita psicologicamente a mexer no computador, Eles afirmam que sim! “ É a realidade dela” diz Geralda. 


Falei para eles a respeito desta imagem e perguntei a opinião deles: Criança precisa de limites na frente do computador?

“Sim. Tudo tem limites. Crianças precisam brincar, com areia e água, estudar. Os pais acham bonito esta exposição dos filhos, se retraem da responsabilidade” diz Gomes. 
Geralda diz que a exposição excessiva da criança ao computador influência psicologicamente. “É perigoso, a deixa isolada, dependente e a torna compulsiva (não consegue largar) se tornando uma doença. É a má utilização do instrumento”. 

Vemos hoje nos noticiários casos de pedofilia pela internet. 
Antigamente tínhamos a falsa ilusão de que quando fechássemos a porta de nossa casa estávamos seguros de qualquer perigo. Hoje com o computador na nossa casa temos uma porta que tanto podem vir coisas boas como coisas ruins, vejamos a opinião dos dois. 
Gomes diz que as crianças precisam ser fiscalizadas pelos pais, elas precisam de limites. “Todo ser humano é movido pelo desejo. Muitos filósofos falam pelo desejo de buscar mais, o desejo do novo. Por isso a necessidade do limite”. Os pais precisam saber o que os filhos acessam, com quem conversam.
E Geralda ainda acrescenta que antigamente os pais conheciam os amigos dos filhos já hoje em dia os amigos são virtuais. “O computador é uma faca de dois gumes”, a curiosidade da criança é bom, mas ela precisa de limite. “Quando apareceu a Televisão foi perguntado a mesma coisa. Os pais antigamente tinham mais cuidado, nem novelas das 6 podíamos assistir. A censura quem fazia eram nossos pais.”

Eu deixo essa reflexão aos pais que tem filhos.

“O mundo evoluiu, as crianças evoluíram é a vez de brincar de computador. É a era das crianças tecnológicas”, afirma Gomes.

“Se o computador é bom ou é ruim depende de como você utiliza”, afirma Geralda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário